Estrutura geral de uma aplicação MapServer

1. Mapas

Antes de mais nada, é preciso ter em mãos os mapas que se deseja publicar com uma aplicação MapServer. Os mapas são enfim, os dados de entrada de sua aplicação e devem estar em um formato que possa ser lido pelo MapServer.

2. MapFile

O MapFile é um arquivo de extensão .map, em formato texto puro, que faz todas as definições e configurações iniciais necessárias para execução de uma aplicação MapServer. Este arquivo é lido pelo MapServer em cada interação do usuário com a aplicação e define diversas características da aplicação como: que mapas serão disponibilizados? como estes mapas serão apresentados? com que cor? com que símbolo? até que escala o usuário poderá aproximar-se?
Ou seja, o MapFile define como os MAPAS( dados) serão apresentados ao usuário.

3. Formulário de inicialização

Em aplicações MapServer em modo CGI, é necessário a presença de um "formulário de inicialização" da aplicação. Este formulário é uma declaração em HTML que enviará ao executável do MapServer parâmetros básicos para a inicialização da aplicação, tais como o caminho do MapFile e endereço(URL) do MapServer CGI.

4. Arquivos Template

Os arquivos Template definem a interface ou design da aplicação. Ou seja, definem como os componentes gerados pelo MapServer( mapa, legenda, barra de escala, etc...) serão apresentados para o usuário e de que forma o usuário poderá interagir com a aplicação.